segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Dia do(a) Diretor(a) de Escola - Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira
Os professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira desejam a Diretora Marfisa um Feliz 12 de novembro!
Saber Viver
Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto durar.
Cora Coralina
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… Enquanto durar.
Cora Coralina
————————————————————————————————-
sábado, 2 de novembro de 2013
20 de Novembro - Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi - Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira
Dia da Consciência Negra
Apresentação
“A luta pela liberdade dos negros brasileiros jamais cessou. Em 1971, um significativo capítulo de nossa história vinha à tona pela ação de homens e mulheres do Grupo Palmares. Lá do Rio Grande do Sul era revelada a data do assassinato de Zumbi, um dos ícones da República de Palmares. Passados sete anos, ativistas negros reunidos em congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial cunharam o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. Em 1978, era dado o passo que tornaria Zumbi dos Palmares um herói nacional, vinculado diretamente à resistência do povo negro.
Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento. Contrapuseram-se ante às tentativas de aniquilamento de seus valores africanos e contribuíram com seus saberes para a fundação e o progresso do Brasil.
Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.
Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”
Matilde Ribeiro
Ministra da Secretaria Especial de
Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Quando tudo aconteceu...
1600: Negros fugidos ao trabalho escravo nos engenhos de açúcar de Pernambuco, fundam na serra da Barriga o quilombo de Palmares; a população não para de aumentar, chegaram a ser 30 mil; para os escravos, Palmares é a Terra da Promissão.
1630: Os holandeses invadem o Nordeste brasileiro.
1644: Tal como antes falharam os portugueses, os holandeses falham a tentativa de aniquilar o quilombo de Palmares.
1654: Os portugueses expulsam os holandeses do Nordeste brasileiro.
1655: Nasce Zumbi, num dos mocambos de Palmares.
1662: Criança ainda, Zumbi é aprisionado por soldados e dado ao padre António Melo; batizado com o nome de Francisco, irá ajudar à missa e estudar português e latim.
1670: Zumbi foge, regressa a Palmares.
1675: Na luta contra os soldados portugueses comandados pelo Sargento-mor Manuel Lopes, Zumbi revela-se grande guerreiro e organizador militar.
1678: Pedro de Almeida, Governador da capitania de Pernambuco, mais interessa a submissão do que a destruição de Palmares; ao chefe Ganga Zumba propõe a paz e a alforria para todos os quilombolas; Ganga Zumba aceita; Zumbi é contra, não admite que uns negros sejam libertos e outros continuem escravos.
1680: Zumbi impera em Palmares e comanda a resistência contra as tropas portuguesas.
1694: Apoiados pela artilharia, Domingos Jorge Velho e Vieira de Mello comandam o ataque final contra a Cerca do Macaco, principal mocambo de Palmares; embora ferido, Zumbi consegue fugir.
1695 - 20 de Novembro: Denunciado por um antigo companheiro, Zumbi é localizado, preso e degolado.
Dia Nacional Da Consciência Negra
![](https://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/retrato-discriminacao-zumbi-lider-quilombo-1317741132.jpg)
Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.
Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.
Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Por Jussara de BarrosGraduada em Pedagogia
15 de Novembro - Proclamação da República no Brasil - Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira
Proclamação da República no Brasil - Resumo sobre a Proclamação da República Brasileira, causas, liderança, crise da monarquia, Movimento Republicano
![](https://www.historiadobrasil.net/uploads/site/proclamacaodarepublica.jpg)
Marechal Deodoro da Fonseca
Proclamação da República - 15 de Novembro de 1889
Introdução
A regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.
Causas
- Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais que estava em processo. Um sistema em que houvesse mais liberdades econômicas, mais democracia e menos autoritarismo era desejado por grande parte da população urbana do país.
- Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.
- Censura imposta pelo regime monárquico aos militares. O descontentamento dos militares brasileiros também ocorria em função dos rumores de corrupção existentes na corte.
- Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e implantação da República.
- Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.
- Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.
A Proclamação
Na capital brasileira (cidade do Rio de Janeiro) em 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um golpe militar que derrubou a Monarquia e instaurou a República Federativa e Presidencialista no Brasil. No mesmo dia foi instaurado o governo provisório em que o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu a presidência da República.
Bibliografia Indicada:
Proclamação da República (Coleção O Cotidiano da História)
Autor: Rey, Marcos
Editora: Ática
Temas: História do Brasil
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
19 de Novembro - Dia da Bandeira - Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira
Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira
19 de Novembro – Dia da Bandeira
Todos os países do mundo possuem uma bandeira a qual representa a sua nação, ou seja, cada bandeira tem um significado para o seu país, a bandeira do Brasil, por exemplo, tem cores que representam algumas características do nosso país, uma frase que representa o lema político do Brasil e estrelas que representam os estados brasileiros.
O significado da bandeira representa sempre alguma característica ou feito histórico do país, neste artigo você ficará sabendo o significado da bandeira do Brasil que deve sempre ser respeitada e admirada por sua nação.
Significado da Bandeira do Brasil
A bandeira do Brasil foi criada no dia 19 de novembro 1889, essa bandeira não era igual a que conhecemos atualmente, pois tinha apenas 21 estrelas que representavam 21 estados brasileiros. A bandeira que conhecemos atualmente tem 27 estrelas que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, ela foi modificada no dia 11 de maio de 1992.
As cores que preenchem a bandeira do Brasil são quatro, verde, amarelo, azul e branco e cada uma delas tem um significado.
• Amarelo: Representa as riquezas minerais do solo;
• Azul: Representa o céu;
• Branco: Representa a paz e é a cor da faixa branca onde situa-se a frase “Ordem e Progresso”.
A frase “Ordem e Progresso” foi idealizada por Raimundo Teixeira e é uma forma abreviada do lema político do positivismo “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”.
O significado das estrelas estampadas na bandeira do Brasil é representar os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, porém muitos não sabem que essas estrelas foram posicionadas de acordo com o céu no dia 15 de novembro de 1889, ás 8h30 na cidade do Rio de Janeiro, pois essa era a data e a hora em que foi proclamada a República no Brasil.
A seguir você confere os nomes das estrelas que representam cada um dos estados brasileiros na bandeira do Brasil:
Assinar:
Postagens (Atom)