Secretaria Executiva Regional IV
EMEIF Haroldo Jorge Braun Vieira
Educação de Jovens e Adultos
Professora: Izabel Georgiana Cabral Gadelha
Turma: EJA seguimento III.
Arte Brasileira - Tarsila do Amaral
Objetivo geral
Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens.
Objetivos específicos
Apreciar a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Conhecer os elementos que constitui a obra.
Utilizar diferentes técnicas de pintura.
Relatar fatos relativos a vida e obra de Tarsila do Amaral.
Conteúdos
- Vida e obra de Tarsila do Amaral
- Modernismo e surrealismo.
- Relações entre o texto visual e o contexto de produção da imagem.
Metodologia
Leitura de imagens - Características da obra de Tarsila do Amaral
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Anexos
Biografia
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior do Estado de São Paulo, em 1886.
Seus pais eram fazendeiros, e a lavoura de café lhes proporcionava uma vida bastante confortável. Eram pessoas cultas que se preocupavam em oferecer uma educação refinada a seus filhos. Tarsila e seus irmãos aprenderam a ler com uma professora belga, que lhes dava aulas particulares.
Tarsila fez diversas viagens à Europa. Em Paris, na França, conheceu artistas famosos, como os cubistas Albert Gleizes, André Lothe e Fernand Léger com os quais estudou. A influência deles foi muito importante em sua obra.
Ela e um grupo de amigos, entre eles Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Oswald e Mário de Andrade, fizeram uma viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais para “descobrir” o Brasil. Registrou em suas pinturas o que viu nessas viagens — paisagens brasileiras com casarios, estradas de ferro e pessoas humildes.
Pintou em 1928 um de seus mais famosos quadros, a estranha figura de um homem gigante com a cabeça bem pequena. Essa obra recebeu o nome de Abaporu.
Na simplicidade das figuras, Tarsila transmitiu a marca brasileira de sua pintura.
A artista morreu em 1973, aos 86 anos, deixando obras das quais os brasileiros se orgulham.
Cecília Aranha e Rosane Acedo, Encontro com Tarsila. São Pauto: Minden, 1998.
Maryn Diggs Mange. Arte brasileira para crianças. São Pauto: Martins Fontes, 1998.
Principais obras de Tarsila do Amaral
- Auto-retrato (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)
Relato
Desenhos
EMEIF Haroldo Jorge Braun Vieira
Educação de Jovens e Adultos
Professora: Izabel Georgiana Cabral Gadelha
Turma: EJA seguimento III.
Arte Brasileira - Tarsila do Amaral
Objetivo geral
Desenvolver a habilidade de descrever, analisar, interpretar e relacionar imagens.
Objetivos específicos
Apreciar a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Conhecer os elementos que constitui a obra.
Utilizar diferentes técnicas de pintura.
Relatar fatos relativos a vida e obra de Tarsila do Amaral.
Conteúdos
- Vida e obra de Tarsila do Amaral
- Modernismo e surrealismo.
- Relações entre o texto visual e o contexto de produção da imagem.
Metodologia
Leitura de imagens - Características da obra de Tarsila do Amaral
- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismo na fase antropofágica)
Anexos
Biografia
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, interior do Estado de São Paulo, em 1886.
Seus pais eram fazendeiros, e a lavoura de café lhes proporcionava uma vida bastante confortável. Eram pessoas cultas que se preocupavam em oferecer uma educação refinada a seus filhos. Tarsila e seus irmãos aprenderam a ler com uma professora belga, que lhes dava aulas particulares.
Tarsila fez diversas viagens à Europa. Em Paris, na França, conheceu artistas famosos, como os cubistas Albert Gleizes, André Lothe e Fernand Léger com os quais estudou. A influência deles foi muito importante em sua obra.
Ela e um grupo de amigos, entre eles Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Oswald e Mário de Andrade, fizeram uma viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais para “descobrir” o Brasil. Registrou em suas pinturas o que viu nessas viagens — paisagens brasileiras com casarios, estradas de ferro e pessoas humildes.
Pintou em 1928 um de seus mais famosos quadros, a estranha figura de um homem gigante com a cabeça bem pequena. Essa obra recebeu o nome de Abaporu.
Na simplicidade das figuras, Tarsila transmitiu a marca brasileira de sua pintura.
A artista morreu em 1973, aos 86 anos, deixando obras das quais os brasileiros se orgulham.
Cecília Aranha e Rosane Acedo, Encontro com Tarsila. São Pauto: Minden, 1998.
Maryn Diggs Mange. Arte brasileira para crianças. São Pauto: Martins Fontes, 1998.
Principais obras de Tarsila do Amaral
- Auto-retrato (1923)
- Retrato de Oswald de Andrade (1923)
- Estudo (Nú) (1923)
- São Paulo – Gazo (1924)
- Antropofagia (1929)
- A Cuca (1924)
- Pátio com Coração de Jesus (1921)
- Chapéu Azul (1922)
- Auto-retrato (1924)
- O Pescador (1925)
- Manteau Rouge (1923)
- A Negra (1923)
- São Paulo (1924)
- Morro da Favela (1924)
- A Família (1925)
- Vendedor de Frutas (1925)
- Paisagem com Touro (1925)
- Religião Brasileira (1927)
- O Lago (1928)
- Coração de Jesus (1926)
- O Ovo ou Urutu (1928)
- A Lua (1928)
- Abaporu (1928)
- Cartão Postal (1928)
- Operários (1933)
Relato
Desenhos
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