EMEIF Haroldo Jorge Braun Vieira
Turma: EJA III
Professora: Izabel Gadelha
JUSTIFICATIVA
Facilitar a aquisição e a construção de conhecimentos das tradições de Natal de forma participativa, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos integrando diversas áreas do conhecimento e envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, etc.
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS CONCEITUAIS
• Saber sobre a origem do Natal.
• Reconhecer a importância das boas ações para a vida e para a humanidade.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Ciências - Elementos da ceia de Natal
- Geografia - Símbolos de Natal - bonecos de neve, meia na lareira, roupa do Papai Noel.
- Religião - Troca de presentes e presépio.
- História - Tradição do peru na ceia natalina, enfeites de natal.
- Contos, filmes, sobre o Natal - A importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
• Confeccionar enfeites para a árvore da escola.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Que o aluno saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Valorizar a família,
OBJETIVOS GERAIS
• Incentivar os jovens e adultos a vivenciarem o amor e o respeito pelas pessoas;
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos (cartões de natal)
• Escrita espontânea.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
• Situações-problema envolvendo o tema.
• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
NATUREZA E SOCIEDADE
• Vídeos que abordam o tema Natal.
• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTES
• Recorte e colagem
• Confecção de cartões de natal.
• Confecção dos enfeites da árvore.
• Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Coral de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
• Exposição de trabalhos e apresentações de canto e teatro no final do projeto (dia da confraternização de natal).
Nenhum comentário:
Postar um comentário