Projeto: Semana da Pátria
Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira
Professora: Izabel Georgiana Cabral Gadelha
Período: De 02 a 06 de Setembro de 2013
Justificativa:
Trabalhar durante o mês de setembro o incentivo, a valorização e o respeito aos símbolos da pátria
brasileira.
Objetivos:
- Despertar o amor a pátria,
valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
- Refletir sobre os movimentos, greves e manifestações que desde junho ocorrem em diversos estados brasileiros.
- Cantar e interpretar o Hino
Nacional;
- Conhecer e localizar os
estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
- Perceber as diversidades naturais e políticas do Brasil e a realidade, político-econômica e social em que vivemos.
- Refletir sobre cidadania, valores éticos e morais.
Metodologia:
Pesquisas, debates, trabalhos artísticos e costrução de mural.
Desenvolvimento:
02/09- Abertura - 18:00 h
Pátio da escola - Hasteamento da Bandeira Nacional e executação do Hino Nacional
Sala de Aula · Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras;
- Confecção de mural;
03/09 - Sala de Informática: Turmas - EJA I, II e III -
Interpretação do Hino Nacional.
Sala de Aula - Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho,
produção de texto, acróstico, poesia.
04/09 - Sala de Informática - Turmas - EJA I, II e III - Trabalhar o mapa do Brasil - estados, capitais e suas respectivas siglas;
Sala de Aula - Trabalhar as diversidades das regiões do Brasil com dados
de: população, área, hidrografia, relevo, vegetação e clima;
05/09 - Sala de Informática - Turmas EJA I, II e III - Símbolos da Pátria.
Sala de Aula - Confecção de mapas: Brasil e suas regiões.
Cidadania - As manifestações no Brasil e a importância de votar.
06/09 - Sala de Informática - Turmas EJA I, II e III - Dados do
Brasil -
Sala de Aula - Produção de Texto -
Temas:
- O gigante acordou.
- Patria amada Brasil.
Outras Atividades:
- Interpretação da letra do Hino Nacional;
- Poesias;
- Interpretação de músicas sobre o Brasil e a Pátria;
- Interpretação de textos;
- Charge sobre as manifestações;
- Seminário;
- Debates.
Debate
- Os protestos pelo o fim da corrupção e contra a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no Brasil.
Recursos da Informática Utilizados:
- Luz do Saber
- Vídeos
- Internet - Pesquisa
Recursos Humanos:
- Todos os professores;
- Coordenadores
- Apóio pedagógico
- Supervisão pedagógica
- Todas as turmas da EJA turno noite
Nenhum comentário:
Postar um comentário