terça-feira, 25 de outubro de 2016

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - Escola Municipal Monsenhor Linhares

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

Escola Municipal Monsenhor Linhares
Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA
Professoras: Izabel Gadelha e Brunna Carminati.

Projeto Luz do Saber
O Luz do Saber é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire. Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

Justificativa
Incentivar a leitura e a escrita através da inserção na cultura digital.

Objetivos
Oferecer recursos que contribuam para o processo de alfabetização.

Metodologia
O LUZ DO SABER está dividido em sete menus interdependentes com atividades que visam estimular através de jogos e desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

1- Começar
2- Ler
3- Escrever
4- karaokê
5- Favoritos
6- Internet
7- Professor

Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Karaokê" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.

O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno. Existem atualmente 32 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.
Descrição das atividades, jogos e sistemas do software:
Começar
01 - Crachá
02 - Riscar nomes
03 - Correspondência 
04 - Correspondência Simples
05 - Correspondência Complexas
06 - Jogo dos Encaixes
07 - Bingo
08 - Quebra - Cabeças
09 - Memória
10 - Dominó de nomes
11 - Escreva nome
12 - Caça - Nome
13 - Risca - Letra
14 - Complete seu nome
15 - Marque a última letra
16 - Quantidade de letras
17 - Desembaralhe seu nome
18 - Marque as consoantes
19 - Marque as vogais
20 - Monte seu nome


Escrever
01 - Cartão Postal
02 - Jornal
03 - Editor de Texto
04 - Gibi
Ler
01 - Palavra Geradora
02 - Decomposição da palavra geradora
03 - Família Silábica
04 - Formação de Palavras
05 - Palavra Secreta
06 - Bingo
07 - Jogo da Memória
08 - Marque as palavras
09 - Agrupamento
10 - Segredo das palavras
11 - Ligação
12 - Marcação de sílabas
13 - Separação das Sílabas
14 - Leia as Palavras
15 - Leia e Copie
16 - Sílaba Tônica
17 - Sons das sílabas
18 - Vídeo
19 - Leia
20 - Encaixe os Acentos
21 - Karaokê
22 - Correspondentes
23 - Complete as Frases
24 - Caixa de Palavras
25 - Complete as Palavras
26 - Ligar o Acento a Palavra
27 - Juntar Sílabas
28 - Letras Maiúscula
29 - Mudança de Palavras
30 - Quantidade de Letras
31 - Complete a frase
32 - Escreva a palavra
33 - Alternativas
34 - Associação
35 - Marque as Corretas
36 - Guarde as Letras
37 - Conjuntos
38 - Pontuação
39 - Uso dos Porques
40 - Relacione
41 - Caça - Palavras
Karaokê
09 músicas

Professor
01 - Criação de turma
02 - Editor de aulas
03 - Editor de atividades
04 - Cadastramento de Alunos
05 - Editor de Perfil


Nenhum comentário:

Postar um comentário