LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
Escola Municipal Monsenhor Linhares
Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA
Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos - EJA
Professoras: Izabel Gadelha e Brunna Carminati.
Projeto
Luz do Saber
O Luz do Saber é um
recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de
jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um
software embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire.
Considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e AnaTeberosky
acerca do processo de aquisição do código linguístico.
|
Justificativa
Incentivar a leitura e a escrita
através da inserção na cultura digital.
Objetivos
Oferecer recursos que contribuam para o
processo de alfabetização.
Metodologia
O LUZ DO SABER está dividido em sete
menus interdependentes com atividades que visam estimular através de
jogos e desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.
1- Começar
2- Ler
3- Escrever
4- karaokê
5- Favoritos
6- Internet
7- Professor
Atualmente, o mesmo disponibiliza cinco módulos: “Começar”, “Ler”, "Escrever", "Karaokê" e o "Professor". O primeiro é composto por 10 atividades que visam a estimular através de jogos, o conhecimento dos fonemas e grafemas que compõem o nome do aluno e, paralelamente, desenvolver as competências necessárias ao uso do mouse e do teclado.
O módulo “Ler” pode ser autorado. Isto significa que o professor pode criar as suas atividades adaptadas ao contexto do aluno. Existem atualmente 32 atividades estruturais (modelos), nas quais o aluno pode desenvolver de modo lúdico, as competências necessárias para aprendizagem da leitura e escrita. O software já conta com a proposta de 19 aulas que possuem várias atividades cada. Ao todo, estas aulas contêm 213 atividades pedagógicas como padrão.
Descrição das atividades, jogos e sistemas do software:
Começar 01 - Crachá 02 - Riscar nomes 03 - Correspondência 04 - Correspondência Simples 05 - Correspondência Complexas 06 - Jogo dos Encaixes 07 - Bingo 08 - Quebra - Cabeças 09 - Memória 10 - Dominó de nomes 11 - Escreva nome 12 - Caça - Nome 13 - Risca - Letra 14 - Complete seu nome 15 - Marque a última letra 16 - Quantidade de letras 17 - Desembaralhe seu nome 18 - Marque as consoantes 19 - Marque as vogais 20 - Monte seu nome Escrever 01 - Cartão Postal 02 - Jornal 03 - Editor de Texto 04 - Gibi |
Ler
01 - Palavra Geradora 02 - Decomposição da palavra geradora 03 - Família Silábica 04 - Formação de Palavras 05 - Palavra Secreta 06 - Bingo 07 - Jogo da Memória 08 - Marque as palavras 09 - Agrupamento 10 - Segredo das palavras 11 - Ligação 12 - Marcação de sílabas 13 - Separação das Sílabas 14 - Leia as Palavras 15 - Leia e Copie 16 - Sílaba Tônica 17 - Sons das sílabas 18 - Vídeo 19 - Leia 20 - Encaixe os Acentos 21 - Karaokê 22 - Correspondentes 23 - Complete as Frases 24 - Caixa de Palavras 25 - Complete as Palavras 26 - Ligar o Acento a Palavra 27 - Juntar Sílabas 28 - Letras Maiúscula 29 - Mudança de Palavras 30 - Quantidade de Letras 31 - Complete a frase 32 - Escreva a palavra 33 - Alternativas 34 - Associação 35 - Marque as Corretas 36 - Guarde as Letras 37 - Conjuntos 38 - Pontuação 39 - Uso dos Porques 40 - Relacione 41 - Caça - Palavras | Karaokê 09 músicas Professor 01 - Criação de turma 02 - Editor de aulas 03 - Editor de atividades 04 - Cadastramento de Alunos 05 - Editor de Perfil |
Nenhum comentário:
Postar um comentário