segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O segredo de bons resultados na rede municipal - Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira



As escolas da rede municipal de Fortaleza com melhores resultados não têm projetos mirabolantes. Investem em parceria com a família, formação de professores e motivação de estudantes


Thaís Fernandes quer ser promotora de Justiça. Os sonhos da menina de olhos expressivos e brincos em formato de flor se constroem dentro da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) Mozart Pinto, no Benfica. Aluna do 5º ano, Thaís, de 10 anos, descreve a escola em que está desde a educação infantil lembrando das pessoas. Diz haver professores e coordenadores “comprometidos e sérios”, além de alunos que “gostam de estudar”.

Essa é a fórmula da escola - dita repetidamente por alunos, professores e gestores - para conquistar os melhores resultados da rede pública municipal de Fortaleza no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011. As turmas de 5º ano obtiveram média de 5,6; já os alunos do 9º conquistaram 4,8. Os índices são maiores que as metas da escola e superam a média de Fortaleza para o 5º (4,2) e o 9º anos (3,5). O desempenho da Emeif Mozart Pinto, porém, não supera os das escolas com melhores resultados no Ceará.

Como O POVO mostrou no último dia 20, duas escolas alcançaram Ideb 8,1 no ensino fundamental I de Pedra Branca. As escolas de Ensino Infantil e Fundamental Cícero Barbosa Maciel e Sebastião Francisco Duarte, ambas na zona rural, ficaram em 12º lugar entre todas as instituições públicas de educação do País. Além delas, outras quatro escolas (de Itarema, Sobral, Mucambo e Fortaleza) estão entre as melhores do Brasil. O Colégio Militar da Capital alcançou nota 6,8..

Mas, afinal, como uma escola da rede pública de Fortaleza constrói um Ideb satisfatório? O somatório que provoca bons resultados é complexo, mas executável, dizem coordenadores escolares, especialistas e professores ouvidos pelo O POVO. Reúne gestão comprometida, acompanhamento pedagógico, formação continuada dos professores, participação familiar na vida escolar das crianças. Assim, chega-se à motivação do aluno; motivado, ele aprende e tem bons resultados.

A preocupação na Mozart Pinto, indica a diretora Antônia Eliane Sampaio Lima, é com alunos e professores. Como em toda a rede municipal, desde julho, os docentes ganharam tempo para planejar atividades e trocar experiências com outros professores. Além disso, pais e mães estão presentes na escola. “É uma parceria”.

Os alunos, comenta, são conscientizados da responsabilidade que têm sobre o próprio futuro. Para os que têm alguma dificuldade, a escola oferece acompanhamento pedagógico e reforço. “Temos laboratório, biblioteca, material. Tudo que uma escola particular tem. Damos suporte para o professor... É um trabalho conjunto”, destaca Eliane, conhecida entre professores e alunos pela cobrança de disciplina e comprometimento - fatores que contribuíram, dizem todos, para as conquistas da escola.

Renascimento
A série que transformou a Emeif José Estanislau Façanha primeira colocada entre as escolas municipais não é ofertada neste ano, mas as iniciativas para a conquista só crescem. O Ideb de 4,8 no 9º ano representou um renascimento para a instituição, que passou por períodos de crise no passado, com confusões entre alunos e até carência de material. Foi a “boa vontade” da nova gestão que causou a transformação, defende a professora Lúcia Jucá, do 5º ano. “E a comunidade percebe a mudança”, diz. A escola fica no Jardim Cearense.

A diretora Fabrícia Maria Gonçalves Gadelha diz que é o trabalho colaborativo entre direção, coordenação, secretaria da educação, família e aluno o gerador do bom índice. “A escola tem todas as ferramentas que a Prefeitura entrega, mas é a gestão que faz diferença; o pedagógico que faz diferença”. O acompanhamento de alunos e a formação continuada dos professores, com tempo de planejamento, somam para um bom resultado. “O aluno ganha com isso.”

Para o diretor da escola Professor Denizard Macêdo de Alcântara, Josa Carlos Vasconcelos de Lima, a transformação que provoca bons resultados é lenta, mas gratificante. A escola, que fica no Quintino Cunha, também alcançou nota 4,8 com a turma de 9º ano - também não mais ofertada em 2012.

Salto qualitativo
Ele conta que ainda é difícil atrair pais para o ambiente escolar. “Na comunidade, a educação é um produto, não um valor. Muitas vezes, os pais se preocupam se vai ter aula para saber se o filho vai ficar em algum lugar. “Quando o pai estiver preocupado para o filho não perder conteúdo, ai vamos ter salto qualitativo”, considera o diretor. Josa destaca que a escola procura garantir o protagonismo dos alunos no processo de formação. Para isso, procuram-se atividades extraclasse - como esporte e rádio-escola - e linguagem que façam parte do cotidiano do estudante. “O professor é um mediador. O jovem precisa ser protagonista”. O bom resultado em uma prova é consequência disso, avalia.

Taekwondo como incentivo

Aulas de taekwondo acontecem três vezes por semana na escola José Estanislau Façanha. O esporte faz parte das atividades do Programa Mais Educação, do Governo Federal, oferecidas na escola do Jardim Cearense.



Acompanhamento e reforço

Além do acompanhamento cotidiano em sala de aula (foto), os alunos da Mozart Pinto contam com atendimento especializado quando têm algum tipo de dificuldade.

Programa Mais Educação


Desempenho melhora com extraclasse

A aula acaba e o uniforme dá lugar ao quimono. O aluno Danrlei Santos do Nascimento Soares se transforma em atleta. Durante a tarde, Danrlei, de 12 anos, e vários colegas da escola José Estanislau Façanha treinam taekwondo na instituição. O esporte é uma das atividades oferecidas pelo Programa Mais Educação. O projeto do Governo Federal existe desde 2007.

Na escola do Jardim Cearense, além do taekwondo, há dança, futsal, uma horta, espaço para letramento e uma banda dos alunos. Os participantes do programa, segundo o Ministério da Educação (MEC), são, em sua maioria, estudantes com alguma dificuldade de aprendizagem.

Danrlei até era bom aluno antes do esporte, quatro anos atrás, mas tinha problemas de relacionamento.“Eu era muito arrogante”, admite. Com o esporte, a transformação. “Aqui não fico envolvido com coisa errada”.

As atividades extraclasse colaboram com o bom desempenho em sala de aula, aponta a diretora da escola, Fabrícia Maria Gonçalves Gadelha. O diretor da Emeif Professor Denizard Macêdo de Alcântara, Josa Carlos Vasconcelos de Lima, defende que as ações do programa “seguram” o aluno na escola e o deixam mais participativo.

No Ceará, o programa é executado desde 2008. Segundo o MEC, em 2012, são 2.787 escolas no estado que contam com atividades esportivas e de reforço escolar. Em Fortaleza, o Mais Educação existe em 221 escolas da rede municipal e 109 do sistema estadual.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é medido a cada dois anos e tem base no desempenho do estudante e em taxas de aprovação. O objetivo do MEC é que, em 2022, o Brasil chegue à nota seis.

Serviço

Resultado do Ideb
O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está detalhado na Internet.
Site: http://ideb.inep.gov.br/resultado/
Mariana Lazarimarianalazari@opovo.com.br

Fonte: Jornal O Povo

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